O Bolsa Família é um dos maiores programas de assistência social do país e o seu maior objetivo é minimizar a situação atual de pobreza no país. Com o fim do ano, sabemos que o brasileiro deve estar atento a alguns valores, como o 13° salário, por exemplo. De acordo com alguns estados, esse benefício será pago também para famílias cadastradas no Bolsa Família.

O que é o 13° salário?

Quando passa a trabalhar com a carteira assinada, ou seja, a estar exercendo seu cargo pelo regime da CLT, o contribuinte passa a ter acesso a alguns direitos, de acordo com seu tempo de serviço.

O 13° salário representa uma bonificação paga no final do ano pelo empregador. O valor é dividido em duas parcelas a serem cumpridas dentro do prazo pelas empresas.

É interessante ressaltar que o valor do décimo depende da sua remuneração mensal, pois o cálculo é realizado a partir da soma do seu salário dividido por 12.

Isso é claro, quando não estamos falando do décimo terceiro salário proporcional, que é quando o empregado exerceu suas funções por menos de 12 meses.

Nesse caso, o cálculo é a soma dos salários recebidos pelos meses trabalhados, ou seja, depende da sua remuneração e do seu tempo de serviço na empresa.

Vale lembrar que o décimo só é pago em caso de vínculo empregatício, que não é o caso do programa Bolsa Família. Entretanto, os líderes de cada estado podem optar por aderir ao pagamento.

Como funciona o benefício para o Bolsa Família?

Como você pôde conferir, o décimo terceiro salário não é um recurso para programas de assistência social, mas alguns estados podem aderir ao pagamento, como foi o caso do governo de Pernambuco no último ano.

Os beneficiários do Bolsa Família 2021 terão aceso ao valor, pago em duas parcelas referente ao mês de novembro e dezembro. Esse valor é baseado na bolsa que a família cadastrada recebe.

Mas é preciso estar atento as datas! Quem já participa do Bolsa Família, sabe que o valor é pago em datas diferentes para as famílias beneficiadas.

Ou seja, você não irá receber o valor do décimo de acordo com o calendário Bolsa Família 2021, esse recurso diz respeito ao pagamento da sua bolsa regular.

Os beneficiários terão acesso a primeira parcela até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. Caso o valor não seja identificado pelas famílias cadastradas, é importante entrar em contato com o órgão responsável pelo Bolsa Família na sua região.

Deixe um comentário