O PIS é hoje um dos maiores benefícios trabalhistas do país, sendo o valor do PIS 2021 responsável por uma boa parte na complementação da renda do trabalhador brasileiro. Por tanto, se você quer saber sobre o novo cálculo do valor do PIS 2021, continue lendo este artigo e saiba mais!  

O que é PIS 2021 

O Programa de Integração Social, ou apenas do PIS 2021, é um direito trabalhista garantido pela constituição para boa parte dos trabalhadores brasileiros.

O PIS funciona como uma espécie de 14º salário para boa parte dos trabalhadores brasileiros, assim os ajudando a complementar a renda familiar.

Porém, o valor do PIS 2021 só é destinado para os trabalhadores que estão de acordo com os requisitos desse benefício, sendo o requisito mais importante, de que o trabalhador seja funcionário de uma empresa privada. 

Dessa forma, este benefício serve exclusivamente para os trabalhadores do setor privado, sendo os funcionários públicos excluídos desse benefício, porém, tendo acesso a outro, o PASEP 2021. 

Quem pode receber PIS?

Para que um trabalhador possa receber qualquer valor do PIS 2021, é preciso que este trabalhador esteja de acordo com alguns requisitos demandando pelas normas desse benefício. 

Veja abaixo quais são esses requisitos: 

  • É preciso que o trabalhador esteja cadastrado no PIS a pelo menos 5 anos; 
  • Deve ter recebido um salário mensal de até 2 salários mínimos no ano anterior; 
  • Deve ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano anterior; 
  • É preciso que seu cadastro na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) esteja atualizado. 

Se você está de acordo com todos os pontos acima levantados, você poderá receber o seu benefício, porém, para saber o valor do PIS 2021, é preciso fazer um cálculo especifico para determinar o quanto você deverá receber. 

PASEP/PIS 2021 

Como foi dito acima, existem no Brasil 2 tipos de benefícios anuais pagos aos trabalhadores brasileiros que funcionam como um 14º salário. 

Veja abaixo a diferença entre estes 2 abonos salarias: 

PIS 

O PIS é destinado exclusivamente aos trabalhadores de empresas privadas, desde de que estes trabalhadores estejam de acordo com os requisitos apresentados acima. 

O pagamento é feito através da Caixa Econômica Federal. 

PASEP 

Este abono salarial 2021 é pago exclusivamente para os trabalhadores do setor público, contém as mesmas regras e cálculos do PIS, porém, voltado apenas para os funcionários públicos.

O pagamento do benefício é feito pelo Banco do Brasil. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *