Home Tutoriais Tutorial: Convertendo livros PDF para ePub (iPad, iPhone e iPod touch)

Tutorial: Convertendo livros PDF para ePub (iPad, iPhone e iPod touch) [Atualizado]

94 1261

Esse tutorial, são para as pessoas que estão procurando formas de converter livros no formato PDF para o formato ePub (Formato compatível com o iPad, iPhone e iPod touch). Então, será de grande ajuda, pelo menos assim espero.

Ítens necessários:

- Programa Calibre instalado em Mac, Windows ou Linux (Clique aqui para baixar).

- Livro, ou documento em PDF (Fiz testes com .DOC e pelo que parece o programa não aceita este formato! =/).

Como fazer:

1 – Arraste o arquivo PDF para o campo em branco!

Ficando assim:

2 – Depois clique em “Converter eBooks”:

Nessa janela que apareceu, você pode editar as informações do livro e colocar a capa para ficar bonito em sua estante do app iBooks:

Depois de tudo editado, clique em OK!

3 – Quando clicado em OK, o Calibre já irá começar a conversão. Agora vá em TRABALHOS:

Nessa janela que abriu, é possível ver o progresso da conversão. O tamanho do arquivo é proporcional o tempo gasto de conversão, as vezes pode demorar um pouquinho, mas normalmente é bem rápido:

4 – Depois que concluído, volte ao campo branco que você adicionou o livro. Clique com o botão direito do mouse em cima do livro, e em seguida clique em OPEN CONTAINING FOLDER:

Irá aparecer a pasta que contém o seu livro em formato ePub. Dê duplo clique (se já estiver associado ao iTunes). E se não abrir com o iTunes, clique com o botão direito sobre o arquivo e vá em ABRIR COM, e procure por iTunes:

Pronto, seu livro já vai estar na sua biblioteca do iTunes e basta apenas sincronizar com o seu aparelho. Fácil, não!?

Se for surgindo muitas dúvidas, vou aprimorando o tutorial (Creio que não, porque o programa está parcialmente traduzido, e é bem fácil!)

PS: Eu testei o programa Calibre no Mac, não sei se no Windows é o mesmo processo, tenho a quase certeza que sim! Mas o resto das etapas é exatamente igual!

Atualização: Agora compatível com iPhones e iPods touch com app iBooks.


ARTIGOS SIMILARES

  • Pabllo

    Aqui abre o livro mas não aparece nada, e até trava o iBooks.

  • Tullius Aguiar

    Alguém pode me confirmar, mas para PDF´s com mais de 1MB a conversão para ePUB não é possível,no próprio Calibre diz que os leitores de epub não suportam arquivos muito grandes, mas para os padrões de hj 1,5MB é um arquivo grande?… Se alguém puder me confirmar eu agradeço.

    • André

      Um arquivo com mais de 1.5MB é um arquivo grande para um ePub, Tullius. Entretanto, os leitores de ePub suportam sim, tenho alguns poucos que passam bastante de 1MB…

    • Leonardo

      O problema não é o tamanho do arquivo a ser transformado e sim do aplicativo usado. Resolvi com o software “Xilisoft PDF to EPUB Converter”, que além de converter perfeitamente qualquer arquivo pdf (de qualquer tamanho), também converte em lote (mais de um arquivo ao mesmo tempo). Consegui o programa no link: http://letitbit.net/download/54618.5978c5676b00629b3599d4665880/Xilisoft_PDF_to_EPUB_Converter_1.0.3.0113.rar.html

  • Pingback: Anônimo

  • vejjeta

    Show de bola

  • Leandro

    Faz a conversão, mas nao aparece no iBooks! So fica na biblioteca do iTunes. Alguém sabe como colocar no iBook?

  • http://www.zuqueto.com zuqueto

    baixe o stanza que é free, os que eu nao consigo abrir pelo iBooks eu consigo pelo stanza

  • Rafael bernard

    Eu fiz tudo ae mais quando eu abro o ibooks ele trava.
    Eu to usando iPod touch novo, acho que não era pra travar né??

  • roma

    Infelizmente não consigo visualizar o passo a passo, e isso era tudo o que eu procurava para solucionar meu problema necessito muito fazer essa conversão agradeceria se algum me ajudasse . obrigada, do mais a intenção é realmente maravilhosa!

  • paludol

    Os Links dos screen estão OFF

  • http://www.twitter.com/iago148 Iago Sepúlveda

    para funcionar tem que criar uma pasta que contenha o file em pdf, outro em epub e um jpeg da capa do livro ai vc add essa pasta no itunes em Arquivo> adicionar arquivo a biblioteca…> (nome da pasta em que vc salvou os arquivos).

  • Euclides

    Fiz a conversão de pdf para Epub, mas os gráficos que continha no pdf ficarm em branco. Alguém sabe a razão?

  • Rick

    NAO CONSIGO VER AS FOTOS Q PPPPP

  • VictorWaltz

    Basta usar o próprio iFile ¬¬
    manda os arquivos PDF pro iDevice com algum programa como o DiskAid ou o iFunBox e depois navega com o iFile até ele e clica, quando perguntar pede pra abrir com o iBooks SOLVED…. fica perfeito e não trava.. tenho uma coleção de 670 Livros NO IBOOKS

    • Tonon

      Vitor, vamos compartilhar esses livros meu amigo?
      Tem um 4shared pra uplodar esses arquivos ?
      Valeu mestre

  • Gleuber

    O problema que ele não ajusta às margens da tela, que é pequena, dificultando a leitura. Estou tentando converter um livro aqui no calibre, no entanto ele possui mais de 1MB. Será que existe alguma soluçõa mais parruda??? grato.

  • Leonardo

    O problema não é o tamanho do arquivo a ser transformado e sim do aplicativo usado. Resolvi com o software “Xilisoft PDF to EPUB Converter”, que além de converter perfeitamente qualquer arquivo pdf (de qualquer tamanho), também converte em lote (mais de um arquivo ao mesmo tempo). Consegui o programa no link: http://letitbit.net/download/54618.5978c5676b00629b3599d4665880/Xilisoft_PDF_to_EPUB_Converter_1.0.3.0113.rar.html. Boa leitura a todos…

    • Victor

      Putz… Deu trabalho para interpretar o site, mas valew pelo link do Xilisoft PDF to EPUB Converter ;)

      Já estou baixando… vou testálo!

  • http://blogdotablet.blogspot.com/2011/02/samsung-garante-que-o-galaxy-tab-podera.html Rogério Monici

    por essas e outras q AMO o android

    visitem meu blog: http://www.blogdotablet.blogspot.com

  • Ivan Cruz

    Usem o Goodreader, ele é o melhor visualizador de pdfs.

  • http://www.itouchbr.com.br Julio Cruz

    cade as imagens?

    • Joelfefa

      Sei lá! Apagaram do servidor do blog.

  • Tonon

    Rogerio, ANDROID????? nao me faça rir, usei ANDROID por um bom tempo e iOS não se compara.

  • Ferreira

    Amigos,

    Programa superlegal, rapideiz para converter DOC em Epub é o EpubMaker.
    É gratuito e tem no Baixaki.
    Vc coloca o arquivo Doc e num segundo transforma em Epub.
    O calibre é bom, mas ele dá uns espaçamentos nos textos que não tem origem no arquivo original.

    Gostaria de saber como colocar o livro E-book (epub) à venda no Itunes, Amazon, Kindle, etc.

    Se alguém souber, meu email é [email protected]

    Grato

  • cacapqd

    valeuuu muito bom seu tutorial…deu certinho no meu…queria um livro a muito tempo e so tinha em pdf..agora sim obrigdo amigo

  • O IOS não se compara, mas não é Android kkkk

    E o espírito anárquico? A liberdade de correr riscos configurando TUDO o que você imaginar….e testar suas traquitanas ..são possibilidades que nenhum I-adictive jamais irá experimentar. Porque? é proprietário mano. Pode ser o “Ó”, mas não passa no primeiro quesito:Liberdade!

    • Arlei

      Se você quer liberdade, jogue seu celular fora e fique sem !!!!!.

  • Rafael Silva

    as imagens do tutorial não estão aparecendo… isso aconteceu com mais alguém ??

  • http://variedadesinvariaveis.blogspot.com Jair

    Fala sério. Epub feito no Calibre. Voces nunca viram um epub bem feito? Experimentem um pdf que contenha graficos, formulas e tabelas e vejam como fica. Conversão só no Indesign ou do pdf direto pro XHTML, mesmo assim, nos 2 casos voce tem muito o que acertar nos códigos depois.
    Tem maluco que usa um programinha chamado pdf to epub converter. Acham que é só clicar num botão e pronto, o epub é convertido bonitinho.

  • J Gomes

    Existem montes de programinhas que ‘supostamente’ convertem de DOC ou PDF para EPUB. Porém, constata-se que nenhum deles é perfeito, uma vez que no processo de execução desse software os textos perdem a formatação, ou se a não perdem na totalidade, a apresentação final é horrível – os parágrafos não ficam no lugar devido e as quebras de linha são demasiadas. Também os tipos de letra e seus tamanhos podem apresentar falhas e simbologia estranha nas palavras acentuadas.
    Pode-se, no entanto, conseguir bons resultados sem usar nenhum conversor ‘milagroso’, apenas os vulgares Bloco de Notas e o Word do pacote Office; ambos possuem recursos para corrigir a formatação perdida aquando da passagem de PDF para TXT ou DOC. De notar ainda que o EPUB não é mais que um arquivo compactado com tantos arquivos HTML quantos os capítulos do livro, acrescendo outros arquivos, tendentes a ordenar os mesmos para que os diversos leitores os reconheçam. Todos eles, à excepção das imagens, são editados no Bloco de Notas. Para os arquivos HTML, além dos ‘headers’ correctos, é necessário colocar as ‘tags’ em tocos os parágrafos do texto do livro, o que se consegue automaticamente no processo de formatação com o Word ou Bloco de Notas, indo a Edit e Replace.
    Por fim, todos os arquivos serão compactados num só arquivo, por exemplo pelo RAR ou ZIP, e salvo com a extensão .epub.
    É sabido que este post não é um tutorial e não ajuda quase nada a quem pretende criar um livro no formato EPUB. Tem antes o propósito de referir, com base em experiências frustradas, que acreditar em software de conversão para edição de livros deste tipo é tempo perdido.

  • Anderson

    Calibre tem sérios problemas na conversão de doc, pdfs para epub. Quebra de linha descoordenada, sílabas removidas em todo o texto do livro, etc. Estou com a última versão. Tem que alterar alguma programação dele?