Guia do Iniciante – Fazendo backup dos dados e aplicativos do iPhone, iPod ou iPad no iTunes

3

No último Guia do Iniciante aprendemos como apagar e-mails no iDevice, e hoje vamos mostrar como fazer o Backup via iTunes.

Muitos usuários de iGadget, não sabem como fazer um backup do seu dispositivo ou não possuem o hábito de fazer isso frequentemente. O que é um erro, pois a própria Apple aconselha que esse procedimento seja feito como forma de segurança porque nunca se sabe quando algo pode acontecer e você corre o sério risco de perder tudo o que tem em seu aparelho.

Outra coisa muito importante é fazer o backup antes de atualizar para uma nova versão do sistema, por mais que seja seguro, prevenção nunca é exagero. É muito fácil fazer o backup pelo iTunes – particularmente faço backup toda semana – a única desvantagem do processo pelo iTunes é ter que conectar o dispositivo toda vez em que quiser realizar o procedimento.

O que é salvo no backup?

Ao realizar o backup de seu iDevice você salva todos os dados e informações relacionados aos aplicativos e seu rolo de câmera (fotos e vídeos). Vídeos e músicas, baixados ao invés de comprados no iTunes, não fazem parte do backup! Se algo acontecer com seu gadget, basta restaurá-lo com o último backup feito e sincronizar os vídeos e  as músicas depois.

Fazendo Backup:

Para começar você deve ter o iTunes instalado em sua máquina. Se ainda não possui, baixe aqui! É totalmente gratuito.

Com o iTunes já instalado em sua máquina, basta conectar o iPhone, iPad ou iPod Touch via USB no computador. (Você terá a opção de fazer backup via iCloud, com essa opção caso de precise restaurar no seu aparelho ou outro novo não é necessário ter um computador por perto e dá para fazer tudo pelo seu dispositivo – é só selecionar a opção iCloud > Fazer Backup Agora).

Imagem 001 - Backup

 

Uma barra na parte superior do iTunes indicará o processo do backup, não desconecte seu aparelho enquanto não terminar, senão o backup não será feito.

miniaturaitouch

Transferência de Compras:

Ao selecionar essa opção o iTunes começa a transferir as compras (aplicativos, músicas, filmes, etc) do seu dispositivo para seu computador. Caso seu computador não esteja autorizado ele mostrará uma mensagem é só ir até Loja > Autorizar Este Computador. (É só colocar seu ID e Senha da App Store e autorizar, depois é só repetir o processo igual a imagem abaixo).

Imagem 003 - Compras

Recuperação de Dados:

Caso aconteça alguma coisa com o seu iPhone, iPod ou iPad e você tenha o backup, é hora de recuperar os dados. Isso também é válido para quem restaurou ou comprou um novo aparelho.

Mensagem, contatos, seu rolo da câmera, dados de aplicativos e até calendários serão restaurados no novo aparelho. Tudo que estava nele antes será substituído pelos dados do backup. Para recuperar os seus dados é só selecionar a opção – Este computador > Restaurar Backup. Dentro de alguns minutos – que varia de acordo com a quantidade de dados a serem restaurados – o seu iPhone voltará a ser como antes.

Imagem 002 - Restaurar Backup

Bom pessoal não deixem de fazer backup do seu dispositivo! É essencial ter um arquivo para restauração do aparelho, pois acidentes acontecem, atualizações de sistemas podem exigir backups em caso de falhas e, se você adquirir um novo iPad, um iPhone ou um iPod Touch, por exemplo, poderá aproveitar dados armazenados do aparelho anterior para passar para o novo.

Gostou desse tutorial? O que você gostaria de ver por aqui? Deixe seu comentário e até a próxima!

  • Pingback: Wondershare – Dr. Fone recupera dados dos seu iPhone, iPad e iPod touch! | Blog iTouchBR()

  • Luciano

    e as fotos e videos do whats app tbm funcionam nesse metodo?

  • Atila JB

    Galera, estou com um iPhone e não consigo fazer backup manualmente e nem para o iCloud. a Messagem é a seguinte: o itunes não pode fazer backup do iphone ” ”nome do iphone”, porque ele ainda nao foi configurado. Fico muito grato se alguém puder ajudar com Urgência. Obrigado!!!!!!!!