No dia de hoje a 10 anos atrás, Steve Jobs subiu ao palco na Macworld em San Francisco e anunciou o primeiro iPhone no qual se tornou um dos momentos mais marcantes da história da Apple. Jobs anúnciou o dispositivo como se fosse três produtos separados: um iPod widescreen com controles de toque, um revolucionário celular e um dispositivo de comunicação via Internet inovador.


A Apple começou a vender o iPhone seis meses depois, e quase uma década depois, a empresa já vendeu mais de 1 bilhão deles para clientes em todo o mundo. As vendas do iPhone continuou a aumentar anualmente até 2016, quando o smartphone da maçã teve sua primeira queda nas vendas. No entanto, o iPhone continua a ser o produto mais bem sucedido da Apple, respondendo por 60% da receita total da empresa no último trimestre.

“O iPhone é uma parte essencial da vida dos nossos clientes, e hoje mais do que nunca, está redefinindo a forma como comunicamos, divertir, trabalhar e viver”, disse Tim Cook , CEO da Apple. “O iPhone estabeleceu o padrão para computação móvel em sua primeira década e estamos apenas começando. O melhor ainda está por vir.”

A Apple desvalorizou a indústria de telefonia móvel, que era então dominada por concorrentes anteriores, como Nokia e BlackBerry, duas empresas que estão efetivamente fora do mercado hoje.

Desde então, a Apple melhorou o iPhone a cada ano, adicionando vários novos recursos:

• 2008: App Store e 3G suporte de rede 

• 2009: Gravação de vídeo e Hotspot pessoal 

• 2010: Retina display 

• 2011: Siri e iCloud 

• 2012: tela de 4 polegadas, conector Lightning e LTE 

2013: Touch ID 

• 2014: Telas maiores de 4,7 polegadas e 5,5 polegadas 

• 2015: Force Touch 3D , Live Photos e 4K de gravação de vídeo 

• 2016: Impermeabilização e câmera com lente dupla no iPhone 7 Plus

“É surpreendente que desde o primeiro iPhone até o mais novo iPhone 7/ 7 Plus de hoje, ele permaneceu o padrão ouro pelo qual todos os outros smartphones são julgados. Para muitos de nós, o iPhone tornou-se o dispositivo mais essencial em nossas vidas e nós amamos Ele “, disse Philip Schiller, vice-presidente sênior de marketing da Apple.

O Ano de 2017 é esperado para ser um grande ano para o iPhone, com os rumores que sugerem pelo menos um novo modelo contará com tela de vidro com um display OLED curvo . O dispositivo pode também trazer um novo design quase sem bordas, e também pode ser que não tenha mais o  botão Home, mas o Touch ID seria incorporado diretamente na tela, assim como já surgiu patentes sobte isso. Outras características incluem rumores de carregamento sem fio , reconhecimento facial ou da íris , e uma câmera de lente dupla vertical, capaz de efeitos fotografia 3D .

[via MacRumors]