Conheça melhor o iBooks

    48 218

    Ontem foi um dia muito movimentado, pelo que vocês puderam ver. Anunciamos aqui o lançamento do iBooks para iPhone e iPod touch, uma das grandes novidades do iOS 4.0. Para quem está esperando o jailbreak sair pra atualizar ou por outro motivo não atualizou seu device, pode ter um aperitivo nesse post e quem já atualizou recomendo muito baixar.

    O iBooks revolucionou o mercado de livros digitais com a chegada para o iPad. E parece que a Apple quer ampliar mais ainda este mercado, por isso, criou uma versão compatível com iPhone  e iPod touch.

    Visual

    Possui um visual muito bonito e simples de entender. Podemos visualizar os livros de duas formas, em lista ou a capa deles em prateleiras. Se a visualização estiver em lista podemos escolher organizar os livros por Títulos, Autores ou Categorias. Para mudar a forma de visualização basta tocar nos botões do lado de “Buscar”, que serve para você encontrar um livro em sua biblioteca.

    Se você tocar sobre o botão “Editar” um “x” aparece no canto de cada livro. Caso queira apagar este livro, toque sobre esse “x”. Para acessar a iBooks Store clique em “Loja”, que um efeito bem bacana acontecerá, e então terá acesso a vários livros, sem precisar fazer outra conta, já que a mesma conta que utilizou para baixar o aplicativo, serve também para baixar os livros. Os livros que você ainda não “abriu” ficam com uma faixa “novo”, para identificação. Podemos visualizar o aplicativo inteiro em modo paisagem, também.

    iBooks Store

    Terceira loja virtual da Apple, a iBook Store chega pra revolucionar o mercado de livros, assim como a App Store e a iTunes Store fizeram. Por enquanto só conseguimos acessar esta loja pelo aplicativo iBooks. Está dividida de forma parecida à App Store, com Top livros pagos e grátis, categorias, pesquisa por um livro e a última aba, onde ficam os livros que você comprou.

    Os preços dos livros variam muito, desde $0.99 à $24.99 pra mais.

    Lendo

    Para acessar um livro apenas toque sobre ele, que então verás ele em sua tela. Para mudar de página basta deslizar o dedo desde a ponta direita para a esquerda, se quiser avançar, ou ao contrário, se quiser voltar. Caso queira uma forma mais rápida e simples é só tocar no canto desejado para avançar ou voltar nas páginas.

    Vamos as funções que aparecem na tela:

    • O botão com símbolo de sol, no meio superior da tela, é um atalho para aumentar ou diminuir o brilho;
    • O botão com as letras “aA” serve para aumentarmos ou diminuirmos o tamanho da letra, mudar a fonte e escolher o fundo do livro: todo branco ou com um efeito sépia;

    • Se você quer buscar alguma palavra ou frase no livro, clique sobre a lupa. Ainda, podemos fazer a busca no google, ou no wikipédia;

    • Para adicionar um marcador na página, caso queira voltar a ela de novo, basta clicar sobre um “marcadorzinho” do lado da lupa que a página ficará salva.
    • O botão do lado de “Biblioteca” nós mostra o índice do livro e os marcadores, além de notas e trechos do livro marcados;

    • Se você clicar sobre um trecho do livro e selecionar uma palavra ou frase, podemos: utilizar o dicionário*, para ver seu significado, destacar com efeito marca texto, podendo definir a cor, criar um nota ou buscar aquela palavra/frase no livro.
    • Embaixo temos um atalho para passarmos de um página para outra muito lá na frente, do tipo: da pág. 177 à pág. 229, como é o caso abaixo;

    • Para voltar aos outros livros, toque sobre “Biblioteca”.
    *O dicionário não está disponível para o nosso idioma, pra variar ¬_¬'

    Se você der um clique no meio da tela, todo os controles somem sobrando apenas o nome do livro na parte de cima, e o número da página, assim como a quantidade total, na parte de baixo.

    PDF

    Na parte visual os PDFs possuem as mesmas opções. Já a parte de leitura o que muda é:

    • Sem a opção de mudar a fonte;
    • Possibilidade de dar zoom;
    • Cores diferentes;
    • Não conseguimos destacar o texto, utilizar o dicionário ou fazer

    Os arquivos PDF ficam separados dos ebooks. Você pode encontrá-los clicando na opção PDF no meio superior da biblioteca, como você vê na imagem abaixo:

    No iTunes

    Quando sincronizamos o iPod/iPhone com o iTunes ele adiciona duas novas abas: Livros, em nosso dispositivo, que mostra os livros do app iBooks  junto com os PDFs, e a aba “Comprada”, que mostra todos os livros comprados por nós.

    Erro

    O aplicativo ainda possui alguns erros, como o que você pode ver aqui em baixo, mas nada que com um update a Apple não resolva.

    ———————————————————————————–\\————————————————————-

    Para transferir um livro do PC para o aparelho basta você converter ele para o formato ePub, ou já baixá-lo neste formato. Para convertê-lo já falamos aqui sobre dois programas: Stanza e Calibre. Em seguida, é só arrastar para o iPhone que ele sincronizará com o iBooks. O mesmo ocorre com arquivos PDF.

    O download é grátis e pode ser feito clicando aqui, pesa 15.9MB.  A partir de agora as leituras não vão ficar tão chatas =P.

    Administrador e editor-chefe responsável pela estrutura técnica. Também atua como apresentador do Podcast oficial do iTouchBR e dos vídeos do nosso canal no YouTube. É usuário de produtos da Apple há pouco mais de 6 anos. Atualmente, possui um Macbook Pro de 13 polegadas, um iPhone 4, um iPhone 5, um AirPort Extreme e uma linda Apple TV. Geek de carteirinha adora séries de TV além de ser um colecionador de latas de Coca-Cola de vários países do mundo. Como estudante, cursa Engenharia Industrial, na Universidade Federal do Paraná. Siga-o pelo Twitter: @andreboni_
    • Matheus F.

      po! ajuda ae! por favor! onde vcs baixam os livros em portugues

    • Diego Matos

      Achei o ibooks iraaado. Apenas melhorias na estabilidade precisam ser feitas. Hj ao baixar um livro meu iPod travou e tive que reiniciá-lo, mas o download dos livros é muito rápido e fácil. Para ler é bem simples e agradável.

    • Gustavo

      IRADO, MAS MEU ITOUCH 1G NEM TEM ISSO :(

    • thifmed

      to vendendo meu MACBOOK(branco):
      2.4GHz : 250GB
      2.4GHz Intel Core 2 Duo
      4GB DDR3 memory
      250GB hard drive1
      8x double-layer SuperDrive
      NVIDIA GeForce 320M graphics
      E IPOD TOUCH 8GB 2G (já vendido)
      Meu email
      thifmed@ yahoo.com.br

    • Victor Madeira

      O jeito vai ser continuar com o bom e velho Stanza até sair uma solução ..

    • Robson

      @thifmed
      Quanto vc tá querendo?

    • Robson

      @Victor Madeira
      Poxa, não acho que o Stanza fique atrás do iBooks não… em muitos aspectos, acho-o até superior a ele. Sem falar que no Stanza vc pode baixar livros que não sejam disponibilizados pela Apple Store. Estou usando o iBooks mas não vou abandonar o Stanza. Para mim, ele ainda é o melhor app para livros no ipod/iphone.

    • Bruno

      iPhone 4 virou iPod touch agora? Leia a barrinha de cima no aparelho, kkkkk!

    • Pingback: Blog iTouchBR » [Atualizado] Dev-Team libera PwnageTool 4.0

    • Lena

      Geente, uma dica para quem quizer baixar livros em portugues é a comunidade do orkut “mafia dos livros”. Os livros são otimos e eu já baixei vários. OU vcs pode procurar no 4shared. Fica a dica :D

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=100003406093165 Omay

        Opa, muito bom. Je1 esperava tal fdbceaek do kindle. No site da amazon tem muito informae7e3o sobre ele, e por la mesmo ja dava pra perceber que era um produto excelente.Sf3 ne3o entendi a parte wifi propriete1ria , o que vocea quer dizer com isso? A conexe3o e9 via wifi comum? Ou e9 necesse1rio pagar uma taxa mensal para servie7os da Amazon?Quanto a kindle store, acredito que a variedade de livros deve ser grande quando se procura na lingua inglesa, mas livros BRs he1 tambem? Caberia ai um tipo de parceria Amazon Saraiva?Do mais muito show,Vlws.

    • Lena

      podem*

    • Lucas Vasconcelos ‘

      Nossa um iPod Touch 4g :p
      Eu Quero!

    • PeDrO

      @GuGa Valeu! O que sao PDFs?? E os livros que compram pelo IBooks, temcomo baixar pelo installous??

    • Dan Lucas

      Eu adorava o Stanza… mas quando conheci o iBooks… foi amor à primeira vista. Abandonei o Stanza na hora!!!!

    • Gi

      Pra pegar o livro em português procure pelo nome em português e sempre verifique a língua antes de baixar. Mas ainda não fizeram muitos livros adaptados pra nossa língua nesse app, então não espere muita coisa

    • IVAN

      Há algum estudo para versão de software para leitura de livros eletrônicos no Macbook pró?

    • Betty

      Por favor, como buscar livros na língua Portugues (brasileiro) no iBook em meu iPhone 4?