Home Reviews Review: Truco Brasil

Review: Truco Brasil

24 53

Truco Brasil

O desenvolvedor brasileiro Renato Pessanha presenteou os usuários brasileiros de iPhone e iPod Touch com o incrível lançamento do dia 9 de agosto, que será explorado neste review.

Diferentes backgrounds, fundos de carta, vozes e sons, opção de truco paulista ou mineiro, nível de dificuldade de 0 a 10 e multiplayer de 2 ou 4 jogadores (para duplas) via wifi serão lançados em uma futura versão.

Confiram o review e vejam que a versão 1.0 também é de arrasar. Ela requer 10.7 Mb de espaço para armazenamento, e o firmware 3.0 ou superior.

IMG_0241O jogo Truco Brasil requer tantas imagens que iremos pular a primeira figura que inclui a visualização da Springboard com o ícone do aplicativo a ser avaliado.

O carregamento do Truco Brasil leva até 10 segundos no iPhone 3G (minha versão de testes está lotada de aplicativos, portanto em um iPhone 3G “normal” certamente é mais rápido).

A tela de carregamento no iPhone 3GS, também repleto de aplicativos (ambos os aparelhos estão com Jailbreak) leva míseros 3 segundos.

 

 

 

 IMG_0242

Uma vez carregado, o Truco Brasil responde imediatamente às escolhas dos 3 submenus principais, na tela inicial do jogo.

Como de costume nos aplicativos desenvolvidos por Renato Pessanha, tanto os efeitos sonoros interativos conforme o toque nos botões, quanto a visualização de efeitos refinados de fading tanto quando clicamos no submenu escolhido, quanto quando voltamos para o menu principal estão presentes.

 

 

 

 

IMG_0243

Ao clicarmos no submenu de opções, as alterações que são exibidas referem-se ao som e vozes do jogo bem como o volume, conforme observados na figura à esquerda.

Opções de jogo como baralho limpo, manilha velha / fixa e mão de ferro às escuras quando chegar no 11 x 11 podem ser ativadas ou desativadas também por este submenu.

Por fim, observamos tanto um pequeno resumo das informações do desenvolvedor apresentando seu nome, e-mail para contato e cidade, estado e país do mesmo.

A opção voltar, que pode ser vista na borda inferior deste submenu é observada em todos os submenus principais, para retornar à primeira tela de jogo (menu principal).

 

IMG_0244 IMG_0245 IMG_0246

IMG_0247 IMG_0248 IMG_0249

IMG_0250 IMG_0251 IMG_0252

IMG_0253 IMG_0254 IMG_0255

IMG_0256 IMG_0257 IMG_0258IMG_0259 IMG_0260

Todas as imagens observadas acima, em conjunto, representam todo o texto presente no aplicativo no submenu ajuda. É impressionante a riqueza de detalhes durante toda a explicação.

Mesmo que o usuário nunca tenha jogado truco na vida, ele vai encontrar todas as informações necessárias para começar a praticar este jogado viciante através destas informações.

IMG_0261 IMG_0263 IMG_0264

A primeira imagem acima à esquerda mostra o que vemos após a escolha do submenu jogar, no menu principal.

A imagem ao centro mostra o jogo depois de iniciado, onde as cartas são embaralhadas e distribuídas para você e a inteligência artificial (iPhone ou iPod Touch).

Na imagem acima à direita, a I.A. já fez a primeira jogada, e aguarda o nosso próximo passo.Observamos sempre a opção de voltar ao menu principal.

 IMG_0265

Acima das duas cartas em disputa, sempre observaremos uma luz verde em caso de nossa vitória e uma luz vermelha em caso de vitória da I.A.

Mais acima, nossas informações de jogo como pontos para a partida em disputa e o número de partidas vencidas pelo jogador e pela I.A.

Abaixo, nossas cartas são observadas e à direta na mesa de jogo observamos a carta que vai determinar a manilha.

Todos os detalhes de como se joga truco são claramente explicados no submenu ajuda, e estão publicadas aqui neste review.

 

 

IMG_0266 IMG_0267 IMG_0268

IMG_0269 IMG_0270 IMG_0271

As seis imagens acima demonstram o nível de entretenimento que pode ser propiciado nos jogos contra a inteligência artificial. O que é muito comum em jogos de videogames ou mesmo computadores e até mesmo outros jogos para iPhone e iPod Touch não é observado por aqui.

A sequência começa com pedido de truco do jogador que vai sendo escalada na medida em que a I.A. encara e até chega a escalar para 12. O jogo é realmente emocionante.

O blog iTouchBR parabeniza o desenvolvedor Renato Pessanha pelo excelente trabalho e gostaria de distribuir 3 promocodes para os primeiros leitores que gritarem truco nos comentários. Como sempre, apenas um promocode por leitor, a ser conferido pelos IPs (quem tentar ganhar mais de um vai ser banido).

O jogo custa apenas US2.99 ou £1.79, o que pode ser considerado extremamente barato, dado o grau de complexidade e resposta da I.A., isso sem levarmos em conta os próximos excelentes melhoramentos a serem incluídos em futuras versões, já mencionados neste review. Sem contar que custa menos de 6 reais!

Boa sorte a todos os leitores!

Administrador e editor-chefe responsável pela estrutura técnica. Também atua como apresentador do Podcast oficial do iTouchBR e dos vídeos do nosso canal no YouTube. É usuário de produtos da Apple há pouco mais de 6 anos. Atualmente, possui um Macbook Pro de 13 polegadas, um iPhone 4, um iPhone 5, um AirPort Extreme e uma linda Apple TV. Geek de carteirinha adora séries de TV além de ser um colecionador de latas de Coca-Cola de vários países do mundo. Como estudante, cursa Engenharia Industrial, na Universidade Federal do Paraná. Siga-o pelo Twitter: @andreboni_