• Passo a Passo do Jailbreak
  • Vídeo-tutoriais
  • Dicionário do iOS
  • F.A.Q.
  • Anuncie
  • História
  • Contato

Review: Michaelis Dicionário Conciso Língua Portuguesa


Postado por DanielLondres em 11 de junho de 2009 / 31 Comentários
Tweet



MichaelisUm fantástico dicionário de bolso com excelente custo-benefício.

Depois de uma longa espera, os usuários do iPhone/iPodTouch já têm a opção de adquirir um dicionário da língua portuguesa na App Store. A Editora Melhoramentos em parceria com a A&H Software lançaram no dia 25 de maio o dicionário Michaelis conciso da língua portuguesa.

O dicionário conciso permite consulta em dois modos: o básico e o avançado. No modo básico é realizada uma busca pela palavra exata. O modo avançado chega a impressionar com as opções pela busca da palavra exata, apenas verbetes que se iniciem, que terminem ou que apresentem um trecho da palavra digitada ou a opção de definição, onde a palavra digitada vai ser pesquisada dentro da definição dos verbetes.

Também é possível aumentar e diminuir o tamanho do texto utilizando-se o gesto padrão de ampliação / redução com dois dedos e é possível guardar um histórico de buscas de até 100 consultas. No modo avançado podemos buscar pelas palavras parcialmente corretas (vai ser comum para muitos por conta da revisão ortográfica), onde vemos alguns exemplos a seguir.

ideia eloquente

As palavras ideia e eloquente foram buscadas com a grafia anterior à revisão ortográfica e podem ser observadas corretamente (no modo avançado).

car terminacar trechocar inicia

car definicao car no indice

Exemplo de busca parcial de uma palavra onde encontramos alguns resultados inespecíficos, com o vocábulo abaixar sendo encontrar com “car” foi procurado no início ou em um trecho. Se clicamos um vocábulo ou parte de um vocábulo na aba índice, a busca é realizada conforme o modo avançada na aba inicia (veja última foto adicionada acima).

config visualizacao modos config cores

Clicando no “i” a direita do campo de busca uma janela de configurações pode ser observada com a opção de trocar o modo de busca como avançado ou padrão e em seguida todos os modos de visualização. A opção referência cruzada permite que certas palavras indicadas em remisões, antônimos e sinônimos e marcadas em azul e sublinhadas, quando tocadas, levam à sua definição. Após as opções de visualização, um menu com as opções de cores para as diferentes sessões do dicionário pode ser observado.

repositorio rep favoritos

Sempre que a busca é realizada dentro da definição dos vocábulos, a pesquisa leva um pouco mais de tempo. Em alguns casos como na palavra repositório, a palavra só é mesmo encontrada como vocábulo e não dentro de nenhuma definição. Neste caso ela aparece como ma busca simples.

Ao clicar na aba favoritos e em seguida em adicionar, o vocábulo que foi acessado por último será acrescentado aos favoritos do dicionário.

tem definicao ter sem tem

Eventualmente uma busca não obteve sucesso (lembre-se que se trata de uma edição de bolso) e um exemplo pode ser observado acima. O vocábulo “tem” não pode ser encontrado em nenhuma forma a não ser dentro de definição, quando mais de 100 resultados foram encontrados e o dicionário pede que a consulta seja refinada. Ao tentar buscar pelo verbo ter, no final da definição, podemos observar alguns exemplos com a palavra “tem”.

nova ortografia gramatica e curiosidades organizacao pronome ttm adjetivos patrios

Além das orientações de utilização do dicionário na aba ajuda, muitas opções de grande utilidade podem ser observadas. Clicando na aba gramática e curiosidades seguida de gramática (tabelas de apoio) e por fim em pronomes de tratamento ou adjetivos pátrios, é possível ter uma idéia da quantidade de informações extras que se pode obter com este fabuloso dicionário de bolso.

Destaque para a primeira imagem acima, onde podemos ver um resumo muito útil das novas normas estabelecidas após o acordo ortográfico na aba ajuda.

O aplicativo requer incríveis singelos 2.1 Mb de espaço de armazenamento para todas incorporar todas estas funções descritas neste Review. O iPhone OS 2.0 ou superior é necessário para sua instalação e ele funciona tanto no iPhone quanto no iPodTouch.

Clique aqui para comprar o aplicativo por apenas US$9.99 (muito mais barato que uma edição de bolso impressa do dicionário Michaelis, e apresentando muito mais funcionalidade, além de não pesar no seu bolso no sentido literal da palavra).

Os três primeiros leitores que postarem exemplos envolvendo as mudanças após o acordo ortográfico incluindo a explicação da nova regra (não valem as que estão citadas neste Review) ganham um código promocional do App avaliado. Lembrem-se de colocar um e-mail válido quando postarem o comentário.

Agradecimentos à Editora Melhoramentos e A&H Software e em especial a Wilton Roseiro, diretor do departamento de marketing da A&H Software.

Errata:

“Sobre o fato da consulta avançada retornar o verbete “abaixar” como terminado em “car”, por mais que pareça um erro (ou “inespecífico”, como colocado por você), esta é uma resposta correta. Explico: no modo avançado de consulta o aplicativo faz a aproximação ortográfica dos vocábulos, relevando inclusive acentuações (por isso que a consulta por “idéia” ou “ideia” retorna o mesmo verbete). Como a cedilha é considerada um acento, palavras terminadas em “çar” também são retornadas na consulta (por exemplo, “abraçar”). Finalmente, devido à aproximação ortográfica, uma vez que a letra “x” pode ter o mesmo som que a letra “ç” (por exemplo, em “máximo”), é correto que as palavras terminadas em “xar” sejam retornadas. O fato da consulta ter sido feito com um verbete muito curto (“car”) é que torna este tipo de resultado – considerado errado se não se conhece o modo com que a consulta ocorre – comum. A consulta por início, fim ou trecho de palavra se mostra muito poderosa com trechos de 4 ou mais letras, como o sufixo “mente”, por exemplo. Explicado isto, é compreensível que a consulta pelo trecho “car” também retorne o verbete “abaixar” (uma vez que o trecho coincidente são as três últimas letras que, mais uma vez, se parecem devido à aproximação “c” -> “ç” -> “mesmo som que x pode ter”).

Sobre o fato da palavra “tem” não ser encontrada no aplicativo, note que nenhum dicionário registra, como verbetes, as conjugações dos verbos, e sim sua forma no infinitivo. Portanto, como você corretamente colocou, o verbete que deve ser procurado – em qualquer dicionário – é “ter”. O fato de mais de 100 resultados serem retornados quando se procura por “tem” dentro das definições é que esta é uma palavra muito comum em frases da língua portuguesa. Da mesma maneira, a busca por palavras comuníssimas como os artigos “a”, “um” ou “o” retornará, com certeza, mais de 100 resultados.”

Wilton Roseiro
Departamento de Marketing
A&H Software Ltda.
http://www.aandh-software.com

Posts Relacionados:

  • Tap-Dictionary: saiba a definição das palavras pelo próprio Safari com apenas um toque (atualizado 3x)
  • Tap-Dictionary está free por 48h (atualizado 4x)
  • Review: My Finances
  • Review: OrkUp [atualizado]
  • Review + Promoção: ScannerPro

Escrito por DanielLondres


Posts Relacionados


[Promoção] Dicionário Conciso Michaelis está com 50% de desconto
agosto 17, 2009

31 Comentários


Tenha um Dicionário de Português de português gratuito | Obvius
1 ano atrás

(Responder)



[...] comentamos um dicionário por aqui há muito tempo, porém era pago. Esse tem mais de 400 mil palavras e é fácil de usar [...]


« Comentários mais antigos




Deixe um comentário

  Cancelar


FEED

assine

7,709

seguidores

Grupo

no facebook

Acesse

instagram

  • Buscar no Blog

  • Publicidade

  • Registro / Equipe

    • Registrar-se
    • Login
    • Posts RSS
    • RSS dos comentários
    • WordPress.org


  • Posts Populares

    • [Finalizado] SORTEIO: Concorra a um Gift Card de U$50!
      julho 25, 2010
    • Use seu gadget como fone/microfone do computador com o Headset
      julho 31, 2010
    • Review + Promoção: Doodle God(Atualizado)
      agosto 5, 2010
    • [Vídeo-tutorial] Fazendo Jailbreak no Firmware 3.0
      junho 20, 2009
    • Fazendo Jailbreak no Firmware 2.2.1
      janeiro 31, 2009
  • Últimos Comentários

    • ken em Como ativar o iPhone 3GS e 4 no iOS 6.1.2 sem o SIM
    • Paula em AppCasher te presenteia com Gift Cards da iTunes e Amazon gratuitamente
    • lucas em Instale o iOS 7 sem conta de desenvolvedor
    • André em Instale o iOS 7 sem conta de desenvolvedor
    • Adriano em Instale o iOS 7 sem conta de desenvolvedor
    • Marcos em Instale o iOS 7 sem conta de desenvolvedor
    • Junior Gaúna em Instale o iOS 7 sem conta de desenvolvedor
  • Posts recentes

    • Instale o iOS 7 sem conta de desenvolvedor
    • iOS 7 – veja as novidades do novo sistema móvel da Apple
    • Coffee break
    • Veja um iPad importando fotos de um disquete!
    • Ainda dá tempo de baixar o último App da Semana: Snoopy Coaster
    • Dica de app: ArtStudio
    • Windows tira onda com Siri em comercial do Windows 8
  • Leitores Online




2008 - 2012 © Blog iTouchBR - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade